Dicas

Estamos aqui para ajudá-lo em sua viagem

A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Turismo, coloca à disposição dos turistas um serviço especializado de atendimento, onde se pode encontrar informações turísticas, biblioteca, exposições e artesanato local. Não deixe de visitar e saber o que está rolando de interessante quando você vier!
Endereços:
Praça Benedito Leite, s/nº (em frente a Igreja da Sé)
2ª à 6ª feira das 8h às 19h;
Sábados, domingos e feriados das 9h às 17h
Aeroporto – 24h
Estação Rodoviária – Diariamente das 8h às 22h

No Maranhão há 2 estações bem definidas:
Verão ou estação seca – de Junho à Novembro, quando não chove e o calor atinge sua temperatura máxima. Proteja-se do sol e hidrate-se!
Inverno ou estação de chuvas – de Janeiro à Maio, chuvas que podem ocorrer a qualquer hora do dia, mas o calor é o mesmo. Não esqueça sua capa!

– Em todo o Estado é possível comprar artesanato de palha de buriti, chapéus, bolsas, sandálias e toalhas de mesa, além do famoso Guaraná Jesus refrigerante de cor rosada preparado com gengibre tutti-frutti e guaraná.
– Não deixe de levar CDs de MPB e reggae de compositores e bandas maranhenses.

Pescados com arroz de cuxá (feito com a erva vinagreira), arroz de tarioba (tipo de marisco), caranguejo, carne de sol junto com sucos de frutas e sorvetes como cupuaçu, bacuri, caju, graviola, murici, juçara (açaí), buriti, etc.

A melhor época para conhecer os Lençóis Maranhenses com lagoas é entre os meses de Junho e Setembro quando as lagoas estão cheias.

Nos outros meses do ano mesmo sem muitas lagoas temos o maravilhoso deserto de dunas branquinhas de areias frias e com a Lagoa da Esperança para visitar pois ela é perene.

Mais é necessário consultar sobre os níveis de agua das lagoas em qualquer período pois como elas enchem com a agua das chuvas não temos definidos períodos certos de cheia ou de seca.

Bumba-meu-Boi/São João: Em Junho o Maranhão é só festa, e São Luís vira um grande arraial. Prepare-se para aprender dançar esta dança que é o símbolo da cultura no estado do Maranhão!

– Mochila de ataque (pequena) para os passeios;
– Mochila de até 60 litros ou sacola (No avião Mono ou Bimotor só é permitido 10kg de bagagem por pessoa);
– Shorts e regatas;
– Sandálias tipo papete ou crock (a melhor opção para caminhar na areia);
– 1 par de chinelos;
– Protetor solar (fator de proteção no mínimo 30);
– Protetor solar para os lábios;
– Boné ou chapéu;
– Óculos de sol (imprescindível);
– Roupa de banho;
– Toalha de praia ou canga;
– Capa de chuva (para os meses chuvosos) nos consulte sob. as condições climáticas.
– Repelente.

A Tensão Elétrica na região é de 220 Volts.

OBS.: Não temos casas de cambio em Barreirinhas e nem bancos 24 horas.

Bancos em Barreirinhas: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Bradesco.